quinta-feira, 3 de março de 2011

porque o pescoço das girafas é tão flexível se tem apenas sete vértebras?

As girafas se elevam acima de todos os outros mamíferos do mundo. Aparando ramos ao longo das savanas africanas sobre pernas finas como pernas-de-pau, a girafa macho adulta pode exceder os 6 metros.Mas apenas cerca da metade de sua altura vem de seu tronco - o restante vem do pescoço. E como se todo esse comprimento não fosse suficiente para esse animal, ele ainda tem outra ferramenta para expandir seu alcance: sua língua pode se esticar a até 46 centímetros .
Quanto ao longo pescoço, os cientistas continuam sem respostas definitivas em relação ao exato caminho evolucionário que os ancestrais do animal tomaram para estimular uma adaptação tão singular. Umas das peças mais surpreendentes desse quebra-cabeça é que a vasta extensão do pescoço contém apenas sete vértebras. É o mesmo número de vértebras que os humanos e quase todos os outros mamíferos possuem.Como explicação, muitos pesquisadores apontam o petisco preferido das girafas, as folhas de acácia, como responsável por essa extensão adicional do pescoço. A teoria da evolução diz que as girafas, através da seleção natural, tem aquele pescoço porque seu alimento preferido estava no alto dessas árvores de 6 metros. Entretanto, as girafas também passam algum tempo, particularmente durante a última parte do dia, com suas pernas abertas obliquamente, mastigando gramíneas e arbustos rasteiro.

Focinho de cães é sempre molhado

Os cães possuem um olfato bem desenvolvido e dependem muito dele. Quem já passou a mão no focinho de algum cão percebeu que ele é gelado e molhado, pois dessa forma eles conseguem aumentar e melhorar a captação de odores.
    Se o focinho não fosse molhado, ele não seria tão eficiente e os animais não conseguiriam farejar seus ossos, brinquedos e outros objetos.
    Em alguns casos, o focinho do cão pode ficar quente e seco, o que pode significar que o animal está doente, com alguma disfunção ou com muito calor.Por isso sempre dê um olhadinha no focinho do seu cão:D.

Cães e gatos são inimigos?

Quem já não ouviu a frase: eles brigam feito cão e gato! Essa famosa frase deve ter surgido pela inimizade entre esses dois animais. Gatos atiçam os cães e eles correm atrás dos bichanos. Qual será que o motivo que os cachorros costumam atacar os gatos?
    Os lobos, antepassados dos cães, são animais de caça e, conseqüentemente, os cães também possuem instinto predatório. Quando eles vêem os bichanos com seus movimentos rápidos acabam se sentindo atraídos e pensam que os gatos são suas presas, despertando seu instinto e com isso, acabam correndo atrás do gato querendo atacá-lo.
    Mas existem muitas casas em que os dois animais convivem bem, para isso, seus donos precisam ensinar para os bichos quais são os seus limites e até repreendê-los quando for necessário.Então, pode sim haver "paz e amor" entre os bichanos!