sexta-feira, 4 de março de 2011

Porque são colocadas ferraduras em cavalos?

As patas dos cavalos são muito sensíveis e sofrem um desgaste natural de seus cascos. É apenas através delas que ele sente as condições do solo onde esta  pisando. Para evitar esse desgaste, são colocadas ferraduras nos  animais.
    Na Antiguidade não havia esse cuidado com os cavalos e o  desgaste  era tão grande que em alguns casos o animal precisava ficar  por um longo período sem cavalgar. Como esses animais já usados  para  o trabalho há séculos, esse tempo que o cavalo precisava ficar  parado representava grande perda para seus proprietários.
    Já por volta do século X, no Ocidente, essa prática começou a ser  mais freqüente.
   O Colocar essa proteção pode aumentar a tração das patas e  também  proteger contra rachaduras. Outro benefício é o tratamento  de doenças do casco, que em alguns os casos, apenas pode ser utilizada a ferradura para a sua cura. Acredita-se que dependendo do desenho da ferradura pode influenciar na forma como o cavalo se movimenta e galopa.

Cães foliões participam de "cãocurso" de fantasias em SP

A Cadela Kinha foi a grande vencedora com sua fantasia de Branca de Neve
Crédito: Divulgação/ Shopping Pátio Higienópolis
Após o sucesso da primeira edição, em 2010, o Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo, apresenta o segundo Cãocurso de Fantasias Caninas. O evento acontece na próxima segunda-feira, 7 de março. A partir das 17 horas, vários bichinhos de estimação desfilarão suas fantasias no palco montado no Piso Veiga Filho – Vão Central. Na ocasião serão escolhidos os animais com as melhores caracterizações carnavalescas. Serão julgadas quatro categorias: Originalidade, Criatividade e Animação, além de Beleza. Vale lembrar que na primeira edição do cãocurso o primeiro lugar ficou com a cadela Kinha, uma SRD deficiente, de três patas.